sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Receitinhas de Natal


Olá, bom dia!!!!!

E terminando hoje o nosso especial de natal... Receitinhas delicias para degustar no Natal!!!! aeeeee!!!

Muitas de nós, na hora de resolver sobre a comida do dia do natal, faz a opção por buffets... É mais prático, rápido , embora o custo seja um pouco mais alto. Recebemos tudo já em travessas ou pirexes que vão ao forno... Esquentar e servir. Muito melhor...rsrsrsrs Como muitas vezes já não temos mais a ajudante , a opcao pelo buffet é a libertação da alma...hahahahahaha

Por outro lado, outras pessoas, preferem elas mesmas fazerem toda a comida em casa. As vezes até a ajudante já deixa pronta toda a ceia. E é para essas pessoas o post de hoje... As receitas delicias para fazer em casa e tornar o nosso natal ainda mais inesquecível!!!!! rsrsrsrs

Os petiscos:


Pessoalmente, acho que a mesa de petiscos deve ser linda e pequena...rsrsrsrs Alguns petisquinhos apenas, pois já nos deliciamos com a ceia... Concordam???

Então , vamos lá:

                                      
Uma ótima opção é colocar em um prato com divisões queijinhos, salaminho ( tem um de pimenta que eu adoro) presunto de parma, shitake grelhado, aspargos (hummmm) e um misturadinho de peito de peru e alho poró picadinho e temperado (light e delicioso)

Olha só esse buffet !!!! Poucas opções e lindo!!! Amei!!!
Frutas, pates, saladinha no copinho, paezinhos e castanhas!

Canapés são sempre, sempre bem vindos!! São gostosos e enfeita a mesa!!! Esses ai de cima são de paté de gorgonzola e geleia de fruatas vermelhas. Folha de manjericao enfeitando.

Crostini de cottage com pesto! Delícia!!!!

Espetinho de frutas para os lights e as crianças!!!! Delicia e lindos!!!!

Frutas secas e castanhas para dar charme!!!!


Tábua de frios. Cubinhos de queijos de cores diferentes, tomatinhos sweet grape e ervas frescas nos entremeios!!! Linda!!!!

Espetinho de mussarela, tomatinho sweet grape e folha de basilicao.



As saladas:


Eu adoro a saladinha de entrada, então ela nao pode ficar de fora...hahahahahaha

Pode ser o tradicional salpicao ou outra , mais leve de folhas verdes com molho de mostarda e mel!





Salpicao 






1 quilo de file de frango cozido com sal
2 cenouras grandes
300g de azeitona
200g de passas sem caroço
1 pimentao vermelho pequeno
2 maças
2 cebolas pequenas
maionese para dar ponto
salsinha, azeite e limao a gosto
300g de batata palha
Folhas verdes para a decoracao

Preparo:
Cozinhe o frango, desfie e reserve. Rale a cenoura no ralo grosso e leve ao fogo com água e sal só para ferver. Coe e reserve. Descaroce a azeitona no sentido do comprimento bem fininha. Corte o pimentão em tirinhas bem fininhas.
Rale a cebola no ralo grosso e esprema para tirar todo o excesso de líquido. Misture com os outros ingredientes, inclusive com as passas, a salsa picada e a maçã cortada também em tirinhas sem casca. Tempere todos os ingredientes com sal, limão e azeite e coloque maionese, até dar ponto. Reserve na geladeira até a hora de servir.
Para servir, misture um pouco da batata palha e arrume numa tigela sobre as folhas de alface. Cubra com o restante da batata e decore com ramos de salsa e pimentão em tiras.


Os principais:


O melhor é um prato que vá ao forno ou que ja fique pronto esperando apenas para esquentar e servir.

Separei um souflè de bacalhau light , um escondidinho de camarao e um lombo na mostarda ( Receita da Dadete)

Souflè de Bacalhau light




300 gramas de bacalhau 
3 col. de sopa de farinha de trigo 
1 xíc. de leite desnatado 
1 xíc. de maionese industrializada light 
1/3 xíc. de chá de suco extraído de um limão 
3 claras de ovos grandes 
3 col. de sopa de salsinha e cebolinha, além de outros temperos, caso queira 
2 col. de sopa ou mais de parmesão ralado. 

Preparo:
Em primeiro lugar, cozinhe o bacalhau, desfie-o e reserve Coloque o leite em uma panela e acrescente a farinha peneirada, até que ambos os ingredientes fiquem bem misturados. Feito isso, leve ao fogo baixo e mexa sem parar, de modo a se obter um creme grosso Tire o creme do fogo e acrescente o bacalhau, a maionese, o suco de limão, a salsinha e cebolinha e o parmesão ralado. Misture bem os ingredientes e reserve Bata as claras em neve por tempo suficiente para que sua consistência fique firme Quando a mistura do bacalhau estiver fria, junte as claras de forma delicada Unte um recipiente de pudim com margarina e polvilhe com farinha Feito isso, basta despejar a mistura no refratário, polvilhando-a com parmesão ralado A última etapa consiste em levar o souflé ao forno pré-aquecido e assar por 40 minutos, deixando a metade inicial do tempo em temperatura alta e a metade final em temperatura média. Sirva e se delicie!

Escondidinho de camarao




1 quilo de camaroes limpos
sal e pimenta do reino moida na hora
2 dentes de alhos amassados
1 cebola grande picada
1 colher de sopa de manteiga
5 tomates sem pele e sem sementes
coentro a gosto ( eu adoro e ponho muito...rsrsrsrs)

Pure de mandioca:
1 quilo de mandioca descascada e bem cozida
4 xicaras de cha de leite
2 colheres de sopa de manteiga
1 pitada de noz moscada e sal a gosto.
1 lata de creme de leite ( uso a mesma medida de creme de leite fresco.Fiz uma vez com o creme de leite em lata e talhou no forno. Para não correr o risco, faço com o fresco)
1 copo de requeijao cremoso ou catupiry

Preparo:
Tempere os camaroes com sal e pimenta. Doure o alho e a cebola na manteiga. Junte os tomates e deixe ferver até ficarem macios. Acrescente os camaroes e cozinhe por aproximadamente 10 min., colocando por ultimo o coentro. Depois de pronto, reserve.
Para o pure, bata a mandioca no liquidificador com o leite. Transfira para uma panela e leve ao fogo. Junte  a manteiga , o sal e a noz moscada e misture. Cozinhe , mexendo sempre, até formar um creme consistente. Apague o fogo e acrescente o creme de leite. Para a montagem, unte um refratário com um pouco de manteiga. Depois forre com o pure de mandioca, por cima o camarao . Espalhe o requeijao por cima de tudo e leve ao forno para gratinar!

Lombo na mostarda  - (Reproduzi tal e qual a receita que tenho)




1 lombo de porco de 1,5 kg
2 dentes de alho
1 calice de cognac
2 copos pequenos de vinho branco seco
4 celoas medias ou 2 grandes
2 colhres de sopa bem cheias de mostarda (remer)
100g de manteiga amolecida
12 colheres de sopa de creme de leite fresco
1/2 colher de cafe de estragao em po
sal, pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:
Acender o forno quente. Furar todo o lombo já limpo, enfiar o alho cortado em lascas. Povilhar sal e pimenta do reino. Numa tijela, misturar 50g de manteiga com uma colher de mostarda e com este creme bezuntar todo o lombo. Untar de manteiga um tabuleiro. Colocar 1 copo de vinho. Levar ao forno por uma hora. Regar durante o cozimento com mais 1/2 copo de vinho diluido em um pouco de agua. Não deixar formar crostas.
Numa panela em fogo fraco, colocar 50 grs de manteiga. Ao frigir, juntar as cebolas picadas miudas, 1 copo de vinho e o estragao.  Deixar ferver 2 minutos. Temperar com sal e pimenta do reino. Misturar o resto da mostarda com o creme de leite, flambar com o cognac, o lombo ja assado, no proprio tabuleiro. Retirar a carne e colocar partida em uma travessa. recuperar o caldo da carne e se precisar, coar e acrescentar ao molho das cebolas. Colocar ainda a mistura de mostarda e creme fresco. Deixar engrossarum pouco, sem ferver. Cobrir o lombo com este molho e servir. Acompanha arroz branco e batata palha.

Espero que gostem!!!!

Até mais!!!!







4 comentários:

  1. Arrasou.... A salada e o bacalhau fizeram minha boca virar um brejo! Parabéns Rosana!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Quero o escondidinho de camarão!!! Haha

    ResponderExcluir

Para deixar seu comentário,clique em comentar, digite seu comentário e depois abrir a janela "comentar como"e escolher nome ou anônimo, ou ainda se vc tiver conta gmail ou outra. Depois, clique em publicar e seu comentario aparecerá no Blog! Obrigada!!! Rosana Carvalho