quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Serviços de mesa!


Olá, bom dia!!!!

A correria está grande... Desculpem a falta de post ontem e anteontem.
O post de hoje está no ar!!!! rsrsrsrs

Então, outro dia estava conversando com uma amiga sobre serviços de mesa que mais utilizamos... Surgiu daí a ideia deste post.
Cada pessoa recebe de um jeito de acordo com  o espaço e o estilo de cada um... Né??? 

Eu, que prefiro receber grupos pequenos de no máximo 10 pessoas, as vezes recebo um numero maior por conta de aniversários ou outras comemorações . E cada ocasião pede um serviço diferente, né?

Vou falar um pouco sobre cada serviço para tirar a duvida de quem ainda as tiver... rsrsrs

Temos, basicamente, 5 tipos de serviços:

À francesa

É um serviço mais requintado e utilizado em ocasiões muito formais! 
Os lugares à mesa  são compostos por sousplat, pratos de porcelana, talheres de prata  guardanapos de tecidos finos e taças de cristal, de acordo com os alimentos  e bebidas a serem oferecidos e  são marcados com os nomes dos convidados em porta cartões. Os garçons apresentam as bandejas com os alimentos e os convidados se servem. A ordem é de entradas, pratos quentes, acompanhamentos e sobremesas.
Alias, os garçons  devem estar vestidos com smokings ou doma ( tipo de uniforme) sempre com luvas brancas.

  
               Smoking                                                              Doma
      

Um esqueminha para ilustrar:


1 – Prato de pão e faca.
2 – Garfo para entrada ou salada.
3 – Garfo de peixe.
4 – Garfo de carne.
5 – Sousplat (apoio para o prato principal)
6 – Prato principal
7 – Prato para a entrada.
8 – Guardanapo.
9 – Faca de carne.
10 – Faca de peixe.
11 – Faca para entrada ou salada.
12 – Taça de vinho branco.
13 – Taça de champanhe.
14 – Taça de vinho tinto.
15 – Copo de água.


Não imagino um jantar assim em minha casa... hahahaha Só recebo amigos e mesmo assim os muito amigos!!!!! Não é a toa que é mais usado em jantares nas embaixadas,... Ou nos palácios reais!!!



À inglesa

A formalidade da montagem da mesa é igual ao serviço à francesa, porém o garçom serve os pratos em todas aquelas sequências... rs 



Serviço Empratado

É o tipo de serviço que utilizamos em nossas casas em ocasiões especiais. Mesa linda, montada com capricho, com souplats, pratos, talheres, taças e guardanapos de tecidos. O garçom traz o prato já montado e decorado da cozinha e serve aos convidados respeitando a sequência de entrada, prato principal e sobremesa. A anfitriã pode colocar um pequeno menu , em cada lugar,  contendo o que será servido!

 
            

À americana

Esse serviço foi tirado da cultura americana e como tudo lá a regra é a praticidade... rsrs
É muito usado aqui para refeiçoes informais e ou quando recebemos um numero maior de convidados e não temos como acomoda-los todos à mesa.
Um buffet é utilizado para servir a comida, juntamente com os pratos, talheres, taças e guardanapos.
Os convidados mesmo se servem, escolhendo entre as opções oferecidas.
Podemos ou não ter garçons.


Esqueminha para ilustrar:


Serviço à brasileira

É o serviço que mais utilizamos em nossas casas...
A mesa arrumada com capricho ( souplat, prato, talheres, taças e guardanapos de tecido) e a comida servida em travessas na própria mesa ou em um buffet. Podemos ou não utilizar garçom, mas a maioria de vezes apenas a ajudante ou ainda os próprios anfitriões servem os convidados.
Quanto à comida, não há uma regra. Pode ter  a sequência de entrada, principal e sobremesa, como também  apenas um prato único, como um risoto, uma massa...

Mesa de apoio ou buffet:



Mesa posta:








Estes serviços são os que mais utilizamos e não quer dizer que a regra é rígida... alias, de regras rígidas estou fugindo...hahahaha 
Podemos e devemos nos organizar da melhor forma, respeitando nosso espaço,, nosso estilo e  a nossa disponibilidade... Nada nos impede de , por exemplo, misturar uma ou duas formas e fazer uma mais a nossa cara... rsrsrs
Eu, por exemplo, adoro receber ! Recebo pequenos grupos, na maioria das vezes dois casais, coloco uma mesa  super caprichada (adoro demonstrar o carinho com os meus convidados), sirvo a comida , as vezes no buffet ( entre os livros e adornos que ficam por la) , as vezes empratado ( trago prato a prato eu mesma se no dia estou sem ajudante), as vezes com serviço de garçom ( quando o numero de amigos é maior).E ai, a comida pode ser empratada ou servida no buffet e o garçom apenas repõe o que estiver sendo consumido. Fiz a minha maneira de receber e tem dado muito certo!!! rsrsrs
Podemos ainda encomendar a comida fora e servir bem lindamente do jeito mais adequado a nossa disponibilidade!! 
Formas de servir não faltam!!! O importante é receber com carinho e aproveitar esses momentos que nos trazem tantas alegrias.... Afinal não é para ser e fazer a vida bela???? Vamos aproveitar!!!!!