quarta-feira, 16 de março de 2016

Carpaccio de cogumelos 

Eu amo legumes e verduras!!! Descobrir carpaccios de algumas dessas delicias, foi , para mim, um oasis... hahahaha
Esse , foi o primeiro carpaccio , sem ser de carne que comi. Nem precisa dizer que amei, né? rsrsrs
Comi  a primeira vez há um tempo atrás no Figueira Rubaiyat em São Paulo, e desde então, sempre que vou peço!!!! rsrsrs E em casa fazia um parecido, mas nunca ficava com o mesmo gosto... hahaha

Figueira Rubaiyat

E não é que encontrei a receitinha de lá??? Não perdi tempo em fazer para provar e tchan-tchan-tchan... Igualzinha!!!! Delícia!!!! De comer ajoelhado!!!!!
Dá para servir de petisco para amigos, acompanhados de torradinhas ou como prato principal, acompanhado de saladinha verde, como eu faço para mim... Ou até mesmo, de entradinha de um jartar! Quase um bombril... hahahahaha Mil e uma utilidades....




– 1kg de cogumelos portobelo graúdos e frescos
– 500 ml de azeite
– 2 dentes de alho cortados ao meio
– 1 colher (chá) de sal
– 5 ramos de tomilho
– 3 folhas de louro
– 20 pimentas-do-reino inteiras
– 1 gaze


– Molho:
– 100 ml de azeite extravirgem
– 50 ml de shoyu
– 30 ml de azeite trufado
Ingredientes – Montagem:
– 60g de pinhole
– 50 folhinhas de mini-agrião


Modo de preparo:
– Com uma escova macia, escove os cogumelos e enxágüe bem. Fatie-os com um fatiador manual. Cada um deles rende em média 6 fatias.
– Em uma panela, coloque o azeite com o alho e o sal. Adicione cuidadosamente os cogumelos fatiados. Monte um sachê usando uma gaze e coloque no interior o tomilho, o louro e as pimentas. Mergulhe junto no azeite e deixe cozinhar em fogo baixo entre 20 e 30 minutos . Verifique se ficaram macios. Retire do fogo, leve os cogumelos para esfriar na geladeira. Descarte o azeite que sobrou ou use em outra preparação. Não deve ser usado como molho, pois foi submetido a um processo de cocção.

– Para o molho misture todo o azeite extravirgem, o shoyu e o azeite trufado e reserve.

Montagem
Em cada prato, coloque aproximadamente 20 fatias dos cogumelos, acrescente 6g de pinhole, 5 folhinhas de mini-agrião e molho a gosto.

Podem fazer e arrasar!!!!!
Ate amanhã com a receita de carpaccio de abobrinhas!!!!