quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Tirando cheiro de mofo das roupas! 





Quer coisa mais desagradavel do que cheiro de mofo??? Nóóóóssa...  Horrivel...
E mais desagradável que isso é quando acontece no seu armário... com as suas roupas.... Af

Esse problema atinge muito mais pessoas que imaginamos... Por isso vou colocar aqui as soluções que achei na intenet (claro que  fiz minha pesquisinha básica)

1 -  Coloque suas roupas para lavar e no recipiente onde costuma ir o detergente, coloque 1/3 de xícara de bicarbonato de sódio diluído no vinagre. Se o cheirinho de mofo persistir, repita o processo até acabar por completo! Não se preocupe que a roupa não sairá sem cheiro de mofo, mas com cheiro de vinagre!!!!!



2 - Para toalhas e tecidos que costumam ficar em contato com umidade, ferva uma panela de água (água suficiente para emergir totalmente a peça de roupa até que ela tenha absorvido o máximo de água). Despeje água fervente sobre a roupa (faça isso em uma pia e use luvas e óculos de proteção, se necessário), ou simplesmente coloque a roupa na panela. Deixe descansar por alguns minutos, e em seguida, esprema a água quente imediatamente. Lave algumas vezes com água fria. Isto é praticamente o mesmo que a lavagem da roupa na máquina, com água quente, mas as temperaturas da máquina podem variar, e neste processo não há desperdício de muita água/energia apenas para o tratamento de uma única peça de roupa. Além de evitar contaminar outras roupas com o mofo.





3 - Para roupas de tricô ou crochê, basta deixá-las de molho em água morna com sabão em pó ou de coco, e misturar um pouco de amoníaco. No caso de peças brancas, na última enxaguada pode ser colocada uma colher de sopa de água oxigenada para cada litro de água. Vale a pena lembrar que essas roupas nunca devem ser torcidas, e o recomendado é que sequem na sombra.





4 - Para roupas de lã, utilize sabão neutro mergulhando a peça em uma mistura de água fervida com farinha de trigo, deixando de molho até que esfrie a temperatura ambiente. O enxágue deve ser feito com água pura e um pouco de vinagre, para que a cor seja mantida. Para secar, o indicado é não pendurar e sim colocar numa superfície plana, longe do sol.



5 - Vale dizer que a sua máquina de lavar também pode ser um problema neste processo todo!! Se você tem uma máquina de lavar de carregamento frontal, olhe para o anel de borracha que veda a porta. Se a parte de baixo, onde a água escoa, parece mofado, então isto pode estar contribuindo para os seus problemas. Tente remover o mofo com uma solução de água sanitária e água pura, ou, em casos extremos, substitua o anel de borracha sem ter que comprar uma nova máquina de lavar. Quando a máquina de lavar não estiver em uso, mantenha a porta entreaberta. Isso irá mantê-la seca e evitará o mofo de crescer.








Depois de tudo isso, suas roupas estarão cheirosas para serem usadas durante todo o inverno.











Agora, para você se prevenir do problema:

1 -  Antes de guardar suas peças, no armário, passe um pano úmido com mistura de vinagre branco e água, depois um pano seco, e deixe as portas abertas por algumas horas para secar bem, antes de devolver as peças



2 -  Tente 1 vez por mês tirar as roupas de inverno para tomar sol! Deixe que elas esfriem antes de coloca-las no armário. Se “suarem” o mofo pode voltar através dos ácaros e fungos.



3 -  Guarde as peças em embalagens a vácuo, de maneira que fiquem protegidas da umidade e de traças. Outra opção são as capas de TNT, que permitem que as roupas fiquem ventiladas. Dispense as capas plásticas, TNT, ou algodão são as ideais. No lugar que tiver guardado suas roupas, cravos-da-índia ou giz de quadro vão ajudar a deixar um cheirinho gostoso.









Espero que eu tenha ajudado quem passa por esse problema tao desagradável!
Até amanhã!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para deixar seu comentário,clique em comentar, digite seu comentário e depois abrir a janela "comentar como"e escolher nome ou anônimo, ou ainda se vc tiver conta gmail ou outra. Depois, clique em publicar e seu comentario aparecerá no Blog! Obrigada!!! Rosana Carvalho